A CASA

A CASA

Casa S. Miguel

Na Aldeia de S. Miguel nasceu, em 2004, com o restauro da Casa de S. Miguel um empreendimento de Turismo Rural que pretende conservar e dar a conhecer o património rural da Aldeia e os valores a ele associados. Aqui se concilia a tradição e os valores dos antepassados, evocados em toda a casa, com o conforto actual.

Nesta Aldeia situada na freguesia de S. Cosme, no concelho de Gondomar, a cinco minutos da cidade do Porto, sobrevivem intactos, os ecos dos homens que trabalharam os campos para colherem os seus incomparáveis produtos agrícolas.

É conhecida como a “horta” do Porto pela excelência dos seus legumes e hortaliças tais como os nabos de S. Cosme, os grelos, as pencas e as ervilhas que, desde sempre, madrugam nos mercados do Porto, outrora transportados por carros de bois, agora, por camiões para o mercado abastecedor do grande Porto.

A Aldeia está classificada pelo P.D.M. de Gondomar como conjunto arquitectónico de interesse local a preservar – é formada por sete casas, pegadas ou separadas por estreitas vielas, dos séculos XVI e XVII restauradas principalmente a partir do século XVIII – as fachadas ostentam, gravadas no granito das suas portas e janelas , as datas da sua construção.

No seu conjunto a Casa de S. Miguel, disponibiliza oito quartos duplos todos com casa de banho privativa e aquecimento central. Três dos quartos estão integrados em apartamentos com sala e kitchnet equipada. Os espaços comuns dispõem de WIFI.

Evocando o modo como era trabalhada a terra uma das salas de exposição mostra as alfaias ligadas a todas as actividades das casas agrícolas – lavrar, gredar, semear, plantar, cuidar do gado, construir engenhos, ferramentas, vasilhames … Outra sala – a sala do tear – mostra os enxovais de linho e os trajes antigos bordados e permite aprender a fazer esses mesmos bordados.

No espaço exterior existe uma eira de grandes lajes graníticas onde se fazem as desfolhadas e se seca o milho e um relvado com o escorrega, os baloiços e regueiras com água que permitem múltiplas brincadeiras .O campo adjacente proporciona passeios, conhecer diferentes espécies arbóreas e colher os frutos da época.

Num ambiente calmo de Aldeia, onde ainda hoje se cultiva a terra, pode evadir-se em passeios ao ar livre a pé ou de bicicleta, descansar , ler, ver e participar em diferentes trabalhos de casa ou do campo .

Na cidade de Gondomar pode programar passeios como a rota da filigrana ou outros organizados pelo município.

Apesar deste ambiente rural tem uma proximidade muito grande da cidade do Porto onde pode usufruir de toda a vida cultural urbana.

 

                                         Casa de S. Miguel de Gondomar – Ramos das Neves Lda.

Casa S. Miguel
Rua da Aldeia de S. Miguel, 381
4420-018 Gondomar
Portugal

Telefone – (00351) 22 483 0225
Telemóvel – (00351) 93 340 7595
email: geral@casasmiguel.com